Vereadores solicitam aquisição de resfriadores de leite para agricultores

Pensando em fomentar a produção leiteira de qualidade e incentivar os agricultores de Laranjeiras do Sul, os vereadores da base governista solicitaram ao Poder Executivo Municipal que realize a aquisição e distribuição de resfriadores de leite 500 litros aos pequenos produtores.

Conforme o vereador Júnior Gurtat, o incentivo garante a continuidade no alto grau de produção no município. “O leite, após a ordenha, se não for rapidamente resfriado, favorecerá o desenvolvimento de bactérias e micro-organismos. Portanto, a solução é direcioná-lo diretamente a um tanque resfriador. Nesse sentido, visando fomentar a produção de Laranjeiras do Sul, que é uma das melhores do Paraná, e sabendo da dificuldade que os produtores tem para adquirir o material, solicitamos ao poder público que proceda mais este benefício”, explicou o vereador.

O resfriador de leite, ou também chamado de tanque de expansão, é um tanque térmico de aço inoxidável com tampa ou fechado que recebe o leite após a ordenha. O leite chega ao resfriador a uma temperatura de aproximadamente 38ºC e deve ser resfriado rapidamente até uma temperatura de 3ºC a 6ºC para evitar a proliferação de bactérias indesejadas. Após estudos, a indicação 199/2019 prevê a compra de resfriadores com as seguintes características: modelo 2019-inox, potência 1hp, capacidade de volume 500 litros e grau de aço inoxidável 304.

Assinam a indicação, juntamente com Júnior Gurtat, o presidente Carlos Alberto Machado-Magrão; o vice-presidente, Valdivino de Oliveira; o 2° Secretário, João Aires; o líder do governo na Câmara, Ney Becker, além dos vereadores Valmir Trindade-Sete e Ivaldonir Panatto-Bronca.

18/09/2019