Vereador Valmir-Trindade entrega prêmios do Projeto Crotalária

Além de realizar o controle biológico do mosquito Aedes Aegypti, a crotalária - planta leguminosa que atrai a libélula, inseto responsável por se alimentar do mosquito transmissor da dengue – rende belas imagens. Pensando nisso o Lions Clube em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras do Sul e apoio do vereador Valmir Trindade-Sete buscaram uma solução criativa envolvendo as escolas municipais. Os alunos ficaram encarregados de fotografar as crotalárias plantadas juntamente com seus pais, sendo premiados pela participação no projeto. A entrega dos prêmios aconteceu na segunda-feira, 8. Ao todo, 79 crianças participaram.

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Marli Terezinha Dalmolin, há cerca de um ano mais de 20 quilos de crotalária, totalizando 3.800 sementes, foram distribuídas para realização do plantio. Conforme Marli a planta é mais uma aliada no combate ao mosquito da dengue. "Esta iniciativa, somada às demais ações realizados no município evitam casos da doença em nossa região. Outras cidades que utilizam a crotalária tiveram grande índice de sucesso, por isso abraçamos este projeto que envolve as crianças, contribuindo inclusive no desenvolvimento da cidadania dos pequenos", frisou a engenheira.

O vereador Valmir Sete explica que a crotalária possibilita o controle biológico do mosquito da dengue, pois a libélula põe os ovos nos mesmos locais em que o Aedes, ou seja, em água parada e limpa. “Quando as larvas da libélula eclodem, elas comem a larvas do mosquito da dengue, evitando a proliferação da doença”, elucidou o vereador que também é Agente de Endemias.

Participações – Além do vereador Valmir Trindade-Sete, estiveram na entrega o prefeito Berto Silva; o vice-prefeito e Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari; o Presidente do Lions Clube de Laranjeiras do Sul, Waldir Wessler; o presidente da Acils, Fabiano Franciosi; a Secretária de Educação, Maria Luiza Simões; os Secretários Municipais de Agricultura, Celso Azevedo, de Administração, Carlos Lunelli e de Esportes, Rafael Nascimento; as enfermeiras Patrícia Massuqueto, responsável pelo Setor de Epidemiologia e Priscila Baptistel, da Saúde da Família; além do Diretor de Vigilância e Saúde, Luiz Aquiles.

09/07/2019

Mais Fotos