Câmara de Laranjeiras garante terreno para Casa de Custódia

Reunido em sessões extraordinárias nesta quinta-feira, 27, o plenário da Câmara de Laranjeiras do Sul garantiu ao Poder Executivo Municipal a doação de terreno para a construção de uma Casa de Custódia estimada em R$ 17 milhões em investimentos federais. O imóvel cedido ao Governo do Estado Paraná fica no Loteamento Prefeito Amandio Ziguer Babinski, no Bairro Presidente Vargas e dispõe de 44 mil metros². De acordo com a proposta, o terreno reúne as condições necessárias no que se refere à topografia, zoneamento e localização.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Machado-Magrão, a deliberação em caráter de urgência considerou o cumprimento de prazos no sentido de assegurar os recursos para a construção da unidade prisional. “A deliberação rápida e favorável visa garantir a geração de emprego e renda ao município, visto que o limite para entrega de documentação ao Governador Carlos Massa-Ratinho Júnior expira em 2 de julho. A assinatura do convênio à nível federal acontecerá em 8 de julho, junto ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro”, explicou Magrão.

Estrutura - A Casa de Custódia terá pavilhões industriais destinados à execução de trabalho por parte dos detentos que, segundo o Executivo Municipal reflete em qualificação profissional e, por consequência, numa melhor inclusão do preso na sociedade. A construção da unidade prisional também desafoga a 12ª SDP (Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul), localizada no centro do quadro urbano. A delegacia conta atualmente com 180 presos, numa capacidade máxima de 40 detentos. “Com a Casa de Custódia, a SDP servirá para serviços administrativos e de inteligência, com detenção provisória”, esclareceu o vereador João Aires.

Emprego - Os legisladores também frisaram a geração de centenas de empregos estaduais e federais, fomentando a economia do município. Entre os exemplos, destaque para a estimativa de mais de duas mil refeições diárias disponibilizadas na unidade. “Trata-se de mão de obra direta e indireta. Além disso, o espaço deve impactar no desenvolvimento da área escolhida, desde esgoto tratado, pavimentação, reforço do padrão de energia, rede de drenagem, entre outras melhorias necessárias, além de transformar a cidade num polo de segurança pública”, frisou o vereador Júnior Gurtat.

Após ser aprovado por unanimidade, o projeto de lei que garante termo de doação de terreno para a construção de uma Casa de Custódia em Laranjeiras do Sul foi assinado pelo presidente Magrão. Na sequência os vereadores entregaram o ofício ao prefeito Berto Silva. A previsão é que as obras iniciem no mês de outubro.

27/06/2019