Audiência Pública discute fixar valores para procedimentos ambulatoriais

Na última quinta-feira, 14, a Câmara de Laranjeiras do Sul sediou uma Audiência Pública visando discutir a implantação de uma tabela municipal de valores de procedimentos ambulatoriais contratados pela administração. Os valores contemplam os atendimentos nos plantões dos hospitais.

Conforme a Secretaria de Saúde, os procedimentos de enfermagem estão baseados, atualmente, na Resolução n° 301 de 2005 do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), que prevê o reajuste por meio dos Conselhos Regionais da área. Em contrapartida, a correção não aconteceu no Estado do Paraná, sendo a secretaria municipal orientada pelo Departamento Jurídico a instituir uma tabela no âmbito local.

“Esta tabela é indispensável para que seja possível reajustar o montante pago aos hospitais para os próximos editais de credenciamento, uma vez que os contratos anuais não permitem revisão de valores”, explicou o secretário da pasta, Valdemir Scarpari.

A discussão em Audiência Pública é a segunda etapa para estabelecimento da mudança. A tabela foi primariamente aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Agora o Poder Executivo deve enviar projeto de lei para apreciação da pauta na Câmara de Vereadores.

Participações - Participaram do ato os vereadores Valmir Trindade-Sete, Júnior Gurtat, Alex Schroeder, Ivaldonir Panatto e Ney Becker; representantes dos hospitais e funcionários da Secretaria de Saúde.

Abaixo a tabela com valores praticados pelo COFEN e a proposta de correção pela administração.

14/06/2019