Visando levar desenvolvimento às comunidades de Laranjeiras do Sul, vereadores têm apresentado projetos de lei no objetivo de declarar associações sem fins lucrativos do município em entidades de utilidade pública. O reconhecimento é o primeiro requisito para a participação na iniciativa “Dinheiro Direto na Comunidade”, programa responsável por fomentar R$ 500 mil reais em mais de 60 entidades do município em 2019. O reflexo do investimento está na criação de novas entidades. Nesse sentido o vereador Ney Becker respaldou a criação das Associações Comitiva Bate Casco, do KM 127 e da Comunidade Rural de Vila Campina, da comunidade Campina.
Conforme o vereador, os moradores tem procurado o Legislativo Municipal para regulamentarem sua documentação e, assim, estarem aptos a serem contemplados pelo programa. Ambas tiveram a escolha da diretoria e da criação de estatuto, ficando os moradores João Amarildo Quevedo presidente da Associação do KM 127 e Everaldo Severiano da Comunidade Campina. Entre as reivindicações dos moradores está a adequação dos barracões para promoção de festas, além de benfeitorias diversas, a exemplo da perfuração de um poço artesiano.
Água Verde e Somensi - Ney Becker também participou de reunião junto ao prefeito Berto Silva em nome das Associações dos Moradores da Vila Somensi e do bairro Água Verde, levando reivindicações das comunidades. O Somensi solicita a regularização de lotes sem documentação, ampliação da rede de saneamento básico, calçamento e alargamento de ruas, bem como a criação de uma trincheira no trevo da BR 277. Os moradores do bairro Água Verde pediram melhorias no pavilhão da igreja.
De acordo com Becker, a colaboração do Legislativo Municipal representa um novo cenário nos bairros e comunidades. “Sem o respaldo da administração as associações e clubes de mães encontram dificuldades em angariar recursos, visto que muitas sequer dispõem de estrutura para tanto. O Dinheiro na Comunidade melhorou este cenário e, por isso, muitas entidades têm levado suas cobranças ao poder público, visando seu desenvolvimento. E nós enquanto agentes da população temos feito nossa parte, apresentando as demandas e colaborando na criação de novas entidades, objetivando que todas recebam as melhorias necessárias”, destacou Ney.
10/06/2019