Em audiência, Saúde chama a atenção para a prevenção do câncer de mama e colo de útero

A mamografia é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O mesmo ocorre com o papanicolau, exame preventivo do câncer de colo de útero. Neste sentido, durante a audiência pública para discutir as metas fiscais da saúde, que ocorreu na Câmara Municipal, enfermeiras da Secretaria de Saúde chamaram a atenção para a procura destes exames disponíveis na rede pública municipal, especialmente nas faixas etárias específicas.

De acordo com os dados apresentados, as coletas citopatológicas do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos devem chegar a 2.250 até dezembro, sendo realizados no primeiro quadrimestre de 2019, apenas 411 procedimentos. Relativo à mamografia, que tem como público principal mulheres entre 50 e 69 anos, a meta é 500 atendimentos anuais. “A secretaria disponibiliza 120 exames mensais de mama no Instituto São José, que são previamente agendados nas unidades de saúde, mas há baixa procura da faixa específica", alertou a enfermeira da Coordenação de Atenção Básica, Priscila Baptistel.

A enfermeira também chamou a atenção para a conscientização e cuidados além do Outubro Rosa. “O mês de outubro é de extrema importância, sendo utilizado para a campanha educativa do diagnóstico do câncer e mama e colo de útero, mas os cuidados devem permanecer durante todo o ano”, destacou, explicando ainda que a mulher não precisa aguardar 12 meses do último procedimento para realizar um novo exame.

Conforme o vereador presidente da Comissão de Saúde, Valmir Trindade-Sete, além do alerta na audiência, no sentido de estender os atendimentos, a pasta tem realizado ações nas unidades básicas por meio da coleta do preventivo, orientação à população e agendamentos de mamografia. O próximo ato deve ocorrer na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Presidente Vargas, no dia 1° de junho, das 8h às 17h.

Imagem ilustrativa

31/05/2019