Vereadores alertam sobre cuidados contra o Aedes aegypti

Tema constantemente debatido na Câmara de Laranjeiras do Sul, vereadores voltaram a alertar sobre os cuidados contra a dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O alerta levantado em plenário ascendeu depois da confirmação de dois novos casos no município emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no mês de maio. Os registros correspondem à dengue importada, ou seja, apesar de terem sido confirmados na cidade, os pacientes contraíram a doença em outro local.

No Paraná mais de 6 mil casos de dengue foram confirmados em 2019, conforme o balanço divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) neste mês. Segundo o boletim, o número de municípios em situação de epidemia da dengue passou de 26 para 31. Isso significa que, nestas cidades, há proporcionalmente mais de 300 casos confirmados para cada 100 mil habitantes. Laranjeiras do Sul não está entre elas, mas prevenir ainda é melhor que remediar.

Neste sentido os vereadores Carlos Alberto Machado-Magrão, Valdivino de Oliveira, Valmir Trindade-Sete, Alex Schroeder, Júnior Gurtat, Anderson de Oliveira, João Aires, Ivaldonir Panatto e Ney Becker chamaram a atenção para que a comunidade auxilie o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de evitar novos casos. “É importante que a população monitore suas casas e tenha consciência deste fato. O mosquito Aedes Aegypti representa um sério problema, em virtude das diversas doenças transmitidas por ele”, advertiram os vereadores.

Sete, que também é Chefe de Endemias explicou o protocolo realizado em caso de notificação da doença no município. “O protocolo prevê isolamento em um raio de 300 metros da residência notificada. Se confirmada a larva positiva pro Aedes a secretaria tem autorização para passar o fumacê”, informou o vereador, frisando que a dose é uma estratégia segura para a saúde humana, mas que se aplicada com frequência pode causar problemas. ”Reiteramos a importância de cada um fazer a sua parte, sendo o fumacê utilizado em últimos casos”, destacou.

Ações

Na oportunidade o vereador Sete citou diversas ações realizadas pela Vigilância Epidemiológica, sob supervisão da enfermeira do setor, Patrícia Massuqueto e do Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Aquiles. Entre eles o Projeto Crotalária, Dengue: Agentes Mirins e o arrastão de conscientização elaborado pela prefeitura numa parceria entre as Secretarias Municipais, o Conselho Municipal de Saúde e entidades (ACILS, Rotary Club, Lions Clube, Interact Clube, UFFS, Uninter, Associação de Moradores Perpétuo do Cristo Rei, Projeto Zoe, Grupo de Escoteiros Flavio Cossu, Clube Desbravadores e Jornada Jovem).

Como prevenir?

A melhor prevenção ainda é evitar a proliferação do mosquito. Neste sentido o ideal é eliminar água armazenada em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.

21/05/2019