Profissionais do CAPS explanam sobre serviços realizados em Laranjeiras do Sul

Referendadas pela vereadora Eva Marcanssoni, a assistente social Carmelina Chaves e a psicóloga Taiane Franco, profissionais do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial de Laranjeiras do Sul utilizaram a palavra na última sessão ordinária da Câmara Municipal para explanação acerca dos trabalhos e atendimentos realizados na unidade do município.

CAPS I - Conforme a portaria do Ministério da Saúde responsável por estabelecer as diretrizes de funcionamento dos Centros de Atendimento referente ao porte e clientela, o Brasil dispõe hoje de CAPS I, com capacidade operacional para atendimento em municípios entre 20 mil e 70 mil habitantes - que é o caso de Laranjeiras – além dos CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad.

Profissionais - De acordo com as profissionais, a unidade do município, em funcionamento há 10 anos, iniciou com três profissionais. Atualmente os serviços contam com uma equipe de apoio, clínico geral, uma enfermeira, uma assistente social, uma educadora física e uma técnica em enfermagem, responsáveis por 800 atendimentos mensais. Já o psiquiatra atende uma vez ao mês em média 55 pacientes.

Atendimentos - Os serviços do CAPS são voltados para saúde mental, tratamento de alcoolismo e drogas e transtornos psíquicos em crianças e adolescentes. Para receber atendimento, conforme a psicóloga Taiane Franco, o encaminhamento por meio da UBS - Unidade Básica de Saúde é o ideal. “O centro é voltado primariamente ao transtorno severo e persistente, sendo de extrema importância a triagem na unidade de saúde. Quando a pessoa apresenta melhora o CAPS conduz novamente à UBS”, explicou.

Conforme as profissionais, os atendimentos vão além das consultas, havendo oficinas de expressão cultural e geração de renda, grupos terapêuticos, atendimento familiar, visitas domiciliares, atividades comunitárias enfocando a integração do paciente na comunidade, entre outras ações voltadas a fortalecer seu protagonismo. Já os casos que demandem maior atenção são direcionados ao CAPS AD de Guarapuava.

Estrutura - Os vereadores Júnior Gurtat, Eva Marcanssoni, Alex Schroeder, Clarice Viola e Marcio dos Alexandre destacaram o trabalho realizado pelo centro de atendimento em Laranjeiras. “É um serviço amplo e responsável, que diariamente renova as esperanças daqueles que precisam”.

Anderson de Oliveira indagou a respeito da estrutura. Conforme as profissionais, devido a atual demanda, há necessidade um local mais amplo e adequado. Nesse sentido o presidente Carlos Alberto Machado-Magrão, junto aos demais, comprometeram-se a levar a solicitação até o Poder Executivo Municipal.

21/05/2019