Atendendo indicação do vereador Sete, Saúde distribui kit de primeiros socorros a creches

Para garantir atendimento emergencial inicial a todas as crianças enfermas ou vítimas de pequenos acidentes em creches da rede municipal, o vereador Valmir Trindade-Sete acompanhado das enfermeiras Priscila Baptistel e Suzamara Batista, entregou kits de primeiros socorros a todos os CMEIs de Laranjeiras do Sul. A iniciativa da Secretaria de Saúde foi uma recomendação do vereador Sete por meio da indicação 250/2018, apresentada na Câmara.

O kit preparado por profissionais dispõe de uma maleta, luvas de procedimento, ataduras, gaze, soro fisiológico, fita adesiva hospital, pomada para assadura e um termômetro digital. De acordo com o vereador Sete, por determinação do Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, o projeto ainda garante maior facilidade por parte das instituições em repor os materiais sempre que necessário. “Isto assegura que as creches estarão sempre assistidas”, afirmou.

Segundo a diretora do CMEI Jardim Alvorada, Marinês Dambroski Fontanella, o material tem grande utilidade às instituições de ensino. “Os equipamentos atendem uma demanda quase que diária, desde uma queda, trauma dental, ferimentos, até aferição da temperatura”, descreveu a professora.

As enfermeiras da Secretaria de Saúde explicaram, porém, que a aplicação dos primeiros socorros não exclui a importância de um médico. “O auxílio imediato evita maiores transtornos em determinados casos, mas é preciso avaliar cada ocorrência, pois certas circunstâncias não substituem o atendimento especializado”.

Creches – Receberam kits os CMEIs Jardim Alvorada, no bairro Presidente Vargas; Pequenos Passos, no Água Verde; Nossa Senhora das Graças, no centro; Adelina Dutra Boeira, no Cristo Rei; Pingo de Gente, no bairro São Francisco; Divina Providência, no São Miguel; Primeiros Passos, no CAIC; Emília Cesca, no Monte Castelo e Sementinha do Saber, no bairro Palmeiras.

16/05/2019