Vereadores apresentam indicação contra reajuste da Sanepar

Os vereadores de Laranjeiras do Sul apresentaram, nesta semana, uma indicação solicitando ao Poder Executivo Municipal que o reajuste de 12,12% nas tarifas da água, praticadas pela Sanepar fosse proibido no município. O documento, sob autoria do vereador Marcio dos Alexandre deu entrada antes da medida cautelar do TCE, suspendendo o aumento na conta de água na última segunda-feira, 14 de maio. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) no dia 15 de abril.

Em um comunicado feito aos acionistas após a suspensão da correção financeira, a Sanepar disse que tomará providências para restabelecer seu direito. Conforme Marcio, segundo dados do Dieese os ganhos dos acionistas da Sanepar passaram de 25% para 50% na forma de dividendos complementares a partir de 2011. Ou seja, em consequência da política tarifária, foram distribuídos o montante de quase R$ 2 bilhões entre 2011 e 2018. Outra informação destacada pelo vereador é que no ano passado, em comparação com 2010, o lucro líquido da Sanepar apresentou um salto de 558,61%, não justificando a correção.

“Considerando que o país enfrenta uma crise econômica, com altos índices de desemprego e que o reajuste do salário mínimo nacional foi de 4,6%, é importante que enquanto representantes do povo tenhamos medidas no sentido de assegurar a tutela dos consumidores do município, tendo em vista que o serviço essencial prestado e as rendas dos consumidores devam estar equiparadas”, defendeu o vereador.

Também assinaram a indicação os vereadores Alex Schroeder e João Schefer.

14/05/2019