Plenário garante financiamento para melhorias e ampliação na iluminação pública

Iluminação pública deixará de ser problema em Laranjeiras do Sul. Aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal durante a sessão ordinária da última segunda-feira, 29, o Poder Executivo foi autorizado a realizar contratação de operação de crédito no valor de até R$ 7,5 milhões para aquisição de mais de 4.300 lâmpadas em LED e demais equipamentos e materiais que compõe o conjunto de iluminação pública. Parte do montante, cerca de R$ 1,2 milhão será para resolver a questão de resíduos sólidos no município.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Júnior Gurtat destacou o projeto como solução para o problema do alto custo da manutenção da iluminação, representando economia de 60% aos cofres públicos. “No primeiro trimestre de 2019 foram arrecadados R$ 2,5 milhões com taxa de iluminação, sendo gasto, com as atuais luzes, R$ 2,4 milhões para sua manutenção. Se pensarmos na economia das lâmpadas em LED, o empréstimo se pagará sozinho, podendo a prefeitura, futuramente, estudar diminuir a conta dos munícipes”, destacou Gurtat.

O financiamento contratado junto a Caixa Econômica Federal será parcelado em 120 meses, com prazo de carência de 24 e taxa de juros de 5,4% ao ano. De acordo com o vereador da oposição, Anderson de Oliveira, o montante representa um alto investimento, mas válido, em decorrência da importância para a população. “Uma rua bem iluminada garante a segurança dos laranjeirenses e isso, por si só, vale o custo”, pronunciou.

Usina – Nas lâmpadas em LED a administração investirá aproximadamente R$ 6,3 milhões. O restante corresponde à adequação conforme ação civil pública relativa ao antigo aterro sanitário, fechado desde 2007 por suas condições precárias. Conforme explicou o vereador João Aires, a gestão anterior assinou um termo de ajuste e conduta responsabilizando-se por resolver o problema dos resíduos sólidos, que representam a instituição de uma usina de reciclagem no município.

"Sem o empréstimo a atual administração fica sem condições de realizar as adequações necessárias, que preveem a aquisição de terreno e equipamentos destinados à reciclagem e depósito de entulhos, galhos e gramas. Trata-se de um projeto responsável, pensando no meio ambiente. Além do mais, estamos passíveis de multa de diária estimada em mil reais até adequar o município às exigências", finalizou.

O projeto na íntegra relativo a contratação de operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal você confere AQUI

30/04/2019