Plenário garante R$ 230 mil da Câmara Municipal ao Dinheiro na Comunidade

Instituído pela atual gestão do Poder Executivo e aprovado na Câmara de Laranjeiras, o programa de fomento financeiro às entidades, Dinheiro Direto na Comunidade receberá mais um incentivo. Na sessão ordinária da última segunda-feira (22), o plenário garantiu por unanimidade a abertura de crédito no valor de R$ 230 mil destinados ao programa. O montante é proveniente da economia de recursos do Legislativo Municipal, sob gestão do presidente Carlos Alberto Machado-Magrão.

O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO) e 1º secretário da casa, vereador Júnior Gurtat destacou a prudência dos gastos, possibilitando a lei que regulamenta a colaboração do legislativo no atendimento às demandas da população. “Junto à contabilidade da Câmara, a mesa estabeleceu valores com completa responsabilidade no orçamento”, explicou Gurtat, indicando a continuidade na política de controle de gastos para que, ao final do exercício de 2019, mais recursos cheguem às associações.

O relator da CFO e 2° secretário, vereador João Aires referiu-se o impacto do incentivo às entidades. “Para angariar valores similares aos destinados pela prefeitura por meio do programa, são anos de empenho das comunidades, muitas com pavilhões deteriorados, sem possibilidade de receber uma festa. Portanto, sabedores do nosso dever e imaginando quantas comunidades podem ser atendidas com a devolução de recursos, nos alegra fomentar esta iniciativa que estabelece um novo cenário nas entidades de Laranjeiras do Sul”, completou o vereador.

DINHEIRO NA COMUNIDADE

O Dinheiro na Comunidade beneficia as entidades sem fins lucrativos do município por meio de aplicação de recursos financeiros direto nas associações que atendam aos seus critérios. Ao receber o montante solicitado pelos próprios moradores, estes mesmos, auxiliados por agentes do programa, realizam a compra dos materiais solicitados com detalhada prestação de contas.

Desde o início do ano diversas comunidades receberam incentivo, entre elas Alto São João, Barro Preto, Rio do Leão, Vera Cruz, Alto Alegre do Tigre e Passo Liso. Foram melhorias do tipo edificação em pavilhões comunitários, construções de barracões e compras de equipamentos agrícolas e de cozinha, por exemplo.

No ano passado foram mais de R$ 500 mil em investimentos. Conforme o prefeito Berto Silva, com a ajuda da Câmara Municipal, a tendência do programa - que tem se tornado referência na região - é superar com folga este valor em 2019.

23/04/2019