Convocado pela Comissão de Finanças, Secretário de Obras explica financiamento de R$ 7,5 milhões

Nesta semana, convocado pela Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara de Laranjeiras do Sul, o Secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Meletti-Tilim esclareceu projeto de lei para contratação de financiamento no valor R$ 7,5 milhões pelo Executivo Municipal. O montante, contratado junto a Caixa Econômica Federal, será destinado para aquisição de lâmpadas em LED e compra de terreno onde será edificada uma usina de reciclagem.

Na aquisição de terreno para usina e seus equipamentos a prefeitura deve investir R$ 1,2 milhões, enquanto para a compra das lâmpadas em LED serão outros R$ 6,3 milhões. De acordo com o secretário, além de maior durabilidade, as luzes devem gerar economia de 50% na taxa da manutenção da iluminação pública pelo Executivo Municipal, podendo o valor ser investido em outras demandas.

O financiamento será parcelado em 120 meses, com prazo de carência de 24 e taxa de juros de 5,04% ao ano. O secretário ainda informou que, de acordo com levantamento da Secretaria de Finanças, o município tem a capacidade de endividamento em conformidade com o Plano Plurianual de Investimento.

O presidente da comissão, vereador Júnior Gurtat declarou que os esclarecimentos se fizeram necessários para que os membros emitissem o parecer acerca da matéria. Gurtat destacou o projeto como solução para o problema de fornecimento e alto custo da manutenção da iluminação e a questão dos resíduos sólidos. O parecer será elaborado pela Comissão de Finanças na reunião da próxima terça-feira, 16.

Presenças – Estiveram na reunião da CFO o Secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Meletti-Tilim; o presidente da comissão, Júnior Gurtat; o secretário, Valdivino de Oliveira, o relator, João Aires; o membro da comissão de Obras, vereador Ney Becker; os advogados da Câmara Municipal, Edenilson Fausto e assessor jurídico, Vinícius Sterza; além do consultor legislativo, Gilmar Zocche.

11/04/2019