Vereadores aprovam projetos que reajustam em 25% o salário de servidores auxiliares

Duas sessões foram realizadas na noite de ontem (1º) na Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul. A iniciativa foi tomada para que fossem aprovados os projetos de reajuste salarial em 25% para alguns servidores do quadro municipal. Também, dois outros projetos tiveram aprovação em segunda discussão.

AUMENTO SALARIAL

Os projetos tramitaram em regime de urgência, por isso, foram votados em primeira discussão em sessão ordinária e segunda discussão em sessão extraordinária. Por conta do calendário eleitoral, projetos como esse só podem ser discutidos e votados na câmara até o próximo dia 9.

Os dois projetos alteram a letra inicial da carreira de Auxiliar de Manutenção e Conservação I; Auxiliar de Manutenção e Conservação II, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de  Farmácia e Auxiliar de Saúde. O Poder Executivo dará o acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento) na letra inicial da carreira desses profissionais, ou seja, a valorização vai atender aos ativos e inativos, incorporando aos avanços e quinquênios.

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade. Alguns desses servidores acompanharam as sessões. É o caso da Maria Joelma Mufatto, que é auxiliar de serviços gerais. “Fazia tempo que lutávamos por isso. Graças aos vereadores, prefeito, comunidade agora vamos ser mais valorizadas. A gente vive pendurada em vale (no sindicato) porque não tem como sobreviver com esses valores. Agora será mais um dinheiro excelente que entra pra nós”, detalha Maria.

O salário base desses auxiliares, no plano de carreira, é menor que o salário mínimo. Agora, com a lei aprovada na última segunda-feira (1º) eles terão valores iniciais de R$ 1.765,00. A merendeira da escola Padre Gerson Vani Aparecida Bertoldo também comemorou a aprovação do projeto. “Fiquei muito feliz por essa conquista, pra nós será uma maravilha esse aumento, só tenho gratidão. Todos os vereadores aprovaram e nós agradecemos”, ressalta.

O presidente da Câmara Carlos Alberto Machado Magrão ressaltou durante a sessão que todos os anos projetos como esse são minuciosamente analisados pelos vereadores e sempre que beneficia a classe de trabalhadores de carreira, são aprovados. “Que bom que estamos aprovando essa lei para que os cargos que mais precisam recebam aumento. É dessa forma que temos que trabalhar, pra melhorar o salário desses funcionários e nós sabemos que eles merecem. Nunca nenhum vereador deixou de votar o que é bom para os servidores”, destaca o presidente.

OUTROS PROJETOS

Na sessão de segunda também foram aprovados o projeto que autoriza a concessão de gratificação por titulação para ACS e ACE e altera letra inicial da carreira de auxiliar de consultório odontológico. E também aprovada a utilidade pública da Associação Estadual de Cooperação Agrícola – AESCA.

02/04/2024