Câmara economiza mais de R$ 2,5 milhões em 2023

Na manhã desta quinta-feira (28) foi realizada a entrega do cheque simbólico de devolução de valores economizados em 2023 pela Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul. O prefeito Berto Silva recebeu o cheque das mãos do presidente da Câmara Carlos Alberto Machado Magrão, representando todos os vereadores. A Economia gerada pelo Poder Legislativo de Laranjeiras do Sul em 2023 foi de R$ 2.513.767,17 aos cofres do poder executivo. Esse valor é a soma da redução orçamentária e sobras financeiras da Câmara de vereadores (como detalhado no quadro abaixo).

Pedido a menor

Em conformidade com o relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a Câmara de Laranjeiras do Sul tinha direito a orçamento de R$ 6.265.936,06, o que representa 7% da Receita Corrente Líquida. No entanto, após planejamento contábil e financeiro, o Presidente da Câmara entendeu que não havia necessidade desse valor e solicitou, na proposta orçamentária, a redução de orçamento de R$ 1.105.936,06. Após isso, foi aprovado, em sessão ordinária, o orçamento de R$ 5.160.000. A mesa diretora – composta pelo Presidente Carlos Alberto Magrão, vice-presidente Tarso Campigotto, 1º secretário Celso de Azevedo e Segundo secretário Ivaldonir Panatto - ainda, no mês de abril, realizou cancelamento de dotação orçamentária de mais R$ 960.000,00. “Economizamos esses recursos com responsabilidade, não gastando com diárias, despesas sem necessidade e não fizemos investimentos desnecessários. Fazemos essa devolução de valores como uma ação dos vereadores para ajudar o município. É para isso que somos eleitos, para cuidar do dinheiro público”, ressalta o presidente Magrão.

Devolução de sobras

Ao final do ano de 2023, as sobras financeiras do Legislativo representaram R$ 447.831,11 que foram devolvidos aos cofres da administração municipal. Esse valor, é referente as sobras de R$ 4.200.000,00 repassados à Casa após o cancelamento da dotação Orçamentária. A Câmara de vereadores solicitou da administração pública que os recursos devolvidos aos cofres da prefeitura sejam investidos nas comunidades, através do programa “Dinheiro Direto na Comunidade”, como já aconteceu em 2023. “Fazemos nosso papel de fiscalizar e também de cuidar do bem que não é nosso, mas de todos os laranjeirenses. Esse trabalho fiz junto a mesa diretora e os vereadores para que tivéssemos um saldo bom. Tivemos uma participação significativa de valores investidos nas associações e nos clubes de mães. Com a nossa economia a prefeitura pode investir esses valores nas comunidades”, completa o presidente da Casa.

O prefeito Berto Silva ao receber o cheque simbólico destacou a importância da economia do Poder Legislativo. “A Câmara fez o que se exige do homem público correto: ter parcimônia na gestão de dinheiro e faz com que esse dinheiro economizado volte a que é de direito, que são as pessoas que pagam impostos”, enfatiza. Segundo Berto, os valores investidos nas comunidades contam com dinheiro da prefeitura e também da Câmara. “Esse dinheiro vira trator, pavilhão reformado, cozinha nova nas comunidades, implementos agrícolas e se transforma em pagamentos de contrapartidas importantes para o município. Se transforma em ações concretas em favor da população”, destaca.

29/12/2023