Vereadora faz indicação que pede programa de reforma e construção de residências em Laranjeiras do Sul

Na última sessão da Câmara, na segunda-feira (14), a vereadora Valeide Scarpari fez uma indicação ao poder Executivo pedindo para que a prefeitura regularize um programa que contemple reformas, manutenções, ampliações, materiais de construção e construções de casas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Conforme Lei, os vereadores não podem apresentar projetos que gerem custos para o município, por isso que a vereadora utilizou de uma indicação para fazer essa solicitação.

Em outra ocasião a vereadora já havia feito o mesmo pedido, ainda em 2021. Segundo Valeide, o objetivo é que a cidade tenha uma lei regulamentada para que as famílias em vulnerabilidade social possam ser atendidas. “Meu objetivo é ajudar aquelas famílias que não tem um banheiro adequado em suas casas. Famílias que quando chove molha todos os móveis dentro de casa, ou que precisem de reformas e até mesmo novas casas”, detalha.

O município de Laranjeiras do Sul não tem atualmente nenhuma lei que ampara legalmente obras como essas. “Por isso temos que fazer com que isso vire lei através de um projeto”, ressalta.

Segundo Valeide, a ideia é que a secretaria de Assistência Social cadastre essas famílias, para que seja realizada uma avaliação correta de quais os moradores realmente necessitam do auxílio. “Depois da família cadastrada a secretaria pode fazer uma avaliação, por exemplo: quando está chovendo ver quantas telhas e Eternit seriam necessárias para melhorar a cobertura da residência. Esse projeto dará apoio a essas famílias”, detalha Valeide.

Segundo ainda a vereadora, deve-se estudar uma forma até mesmo auxiliar em reformas em residências e na construção de moradias para famílias que não tem condições financeiras. “Esse é meu objetivo, conseguir melhorar a vida de famílias em vulnerabilidade e dar mais qualidade de vida a elas”, conclui.

17/08/2023