Vereadores participam de inauguração da fábrica de ração da cooperativa Coprossel

Na manhã desta quinta-feira (18) a cooperativa Coprossel inaugurou sua fábrica de ração em Laranjeiras do Sul. Além disso, o evento também comemora a inauguração de uma nova unidade no município de Virmond, a ampliação da usina fotovoltaica da instituição e a entrada da cooperativa também na área de Laticínios.

Participaram do evento o governador em exercício Darci Piana, o secretário Estadual de Agricultura Norberto Ortigara, prefeitos da região e o presidente da Ocepar Roberto Ricken. Também, além do presidente da cooperativa Paulo Pinto de Oliveira Filho, os vereadores Carlos Alberto Machado Magrão, presidente da câmara e também funcionário da cooperativa e os vereadores Celso de Azevedo, Antonio Joel Demétrio e Tarso Campigotto.

Sediada em Laranjeiras do Sul-PR, a Coprossel, conta agora com 15 unidades localizadas nos municípios de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul e Virmond.

O investimento financeiro com as novas unidades da Cooperativa chega ao valor aproximado de 65 milhões de reais, gerando cerca de 95 empregos diretos. O próximo empreendimento, em fase de construção, deverá ser inaugurado até o fim de 2023: uma loja agropecuária em Laranjeiras do sul, que visa atender toda a região.

CONFIRA MAIS DETALHES DOS NOVOS INVESTIMENTOS DA COOPERATIVA:

Usina Fotovoltaica

Em setembro de 2021 a Coprossel inaugurou a usina fotovoltaica com 1.176 módulos de 390 Watts-pico (Wp), gerando 54,8 mil kWh de energia anualmente. Até então visava abastecer de modo sustentável a Unidade de Beneficiamento de Sementes da Coprossel com investimento de R$ 6,3 milhões, inaugura a ampliação da Usina Fotovoltaica para suprir a demanda de energia elétrica da Nova Fábrica de Rações, que fica no mesmo complexo industrial.

Hoje, a usina tem um total de 2.858 painéis que geram  154.602,41 kWh/mês

Receita (estimada) em energia é de R$ 72.000,00 por mês

Fábrica de rações Coprossel

Com um investimento na casa de 25,88 milhões, a Fábrica de Rações Coprossel se estabelece para atender a expectativa do pecuarista de atender a demanda de sua propriedade, da sua cooperativa e gerar riqueza e desenvolvimento com esses recursos que irão circular na região de atuação. Atualmente são aproximadamente 30 formulações de rações de atendem a bovinocultura de leite e corte, ovinos, caprinos e equinos.  A nova fábrica da Coprossel possui alta tecnologia e traz o melhor da nutrição animal.

Com plena produção, a fábrica de rações deve gerar mais de 40 empregos diretos, para uma produção de 15 toneladas por hora. Está localizada em um dos principais eixos de escoamento do Estado, Rodovia Br 158 - Km 396,6 com BR 277 em Laranjeiras do Sul – PR.

Nova Unidade de recebimento de grãos em Virmond

Localizada às margens da BR 277, a nova estrutura atente a uma demanda da região e principalmente dos cooperados do município. Essa é a terceira unidade da Coprossel na cidade.

A Nova Unidade oficialmente inaugurada já está em operação e conta com toda a estrutura para atender com eficiência a produção regional. Essa unidade gera 25 empregos diretos e o valor lá investido foi de R$ 18,64 milhões

Lacticínio Coprossel

Por meio de uma intercooperação com a Cooperativa dos Produtores de Leite de Virmond (Colervi) os novos investimentos visam viabilizar a industrialização do leite e derivados, agregando valor ao leite regional. O projeto do laticínio prevê um investimento total de aproximadamente 15 milhões de reais e a atual fase do projeto a Coprossel já investiu cerca de 80% desse valor.

A partir da plena produção, o laticínio terá capacidade de industrializar na casa das 30.000 litros por dia.

Atualmente, parte do leite recebido é destinado ao Programa Leite das Crianças (PLC). O programa do Estado do Paraná auxilia famílias cuja renda, por pessoa, não ultrapasse meio salário mínimo regional.

18/05/2023