Vereadores participam de encontro para criar Central Regional de Atendimento à Mulher

Na tarde desta sexta-feira (05) foi realizada, na Assicoop, uma reunião dos prefeitos dos municípios que fazem parte do consórcio de saúde, com a Secretária Estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, para debater o projeto de criação de uma Central Regional de Atendimento à Mulher (CRAM).

No encontro, a secretária de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, Regiane de Castro, apresentou dados de atendimento às mulheres vítimas de violência e enfatizou o quanto a demanda de Laranjeiras e também da região é grande. A Secretária Estadual Leandre afirmou que essa é uma ação emergencial. Segundo ela, a secretaria tem ouvido projetos como esse e está empenhada e fazer com que eles saiam do papel. “Precisamos ter políticas que fortaleçam o protagonismo feminino”, destacou.

No encontro participaram, além de prefeitos e secretários dos municípios da região, o presidente da câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul, Carlos Alberto Machado, o Magrão, e os vereadores Juvinha Viola, Halisson Galvan, Ademilson Moraes e Antonio Joel Demétrio. Também acompanhou os vereadores o consultor Legislativo da câmara Gilmar Zocche.

Após as discussões, foi acordado que os municípios vão viabilizar recursos e tentar uma forma de fazer o atendimento via consórcio Assiscoop. Antes disso, é preciso estabelecer meios legais para essas tratativas. Por isso, a secretária estadual já deixou definido que fará uma reunião técnica, já na próxima semana, em seu gabinete em Curitiba, junto de técnicos dos municípios, secretários, prefeitos, técnicos da secretaria e também representantes da OAB de Laranjeiras do Sul e da Faculdade Campo Real, que também são parceiros do projeto. Nesse encontro, os detalhes jurídicos e quais as mudanças que precisaram ser feitas no estatuto do consórcio serão tratados.

05/05/2023