Fundação Colibri faz apresentação sobre conscientização do Autismo na câmara de vereadores

O mês de abril é o mês de conscientização do Autismo. E em Laranjeiras do Sul a Fundação Colibri tem feito o trabalho de apoio às famílias, conscientização do tema, desenvolvimento e qualidade de vida de quem tem o transtorno. Na sessão da câmara de ontem (17) foi dado espaço para que a fundação pudesse falar sobre o tema e apresentar dados e mais detalhes aos vereadores.

De acordo com o representante da Fundação, Marcelo de Paula, esse mês está sendo dedicado a fazer as pessoas entenderem o que é o Autismo, principalmente porque o transtorno não traz características físicas nas pessoas. Ele usou a bancada da câmara para falar do assunto. “Os autistas são caracterizados principalmente em questão de comportamento, socialização, dificuldade de fala, de coordenação motora e outras questões que envolvem o indivíduo”, detalha Marcelo.

O autismo hoje é dividido em três níveis, sendo leve, moderado e severo. “A nossa função é trazer essa conscientização para que as pessoas tenham ciência que os autistas estão no nosso meio e também para que busquem entender esse universo tão amplo e buscar caminhar para que esses indivíduos se sintam introduzidos na nossa sociedade”, completa.

DADOS NO MUNICÍPIO

Segundo ainda a Fundação Colibri, em Laranjeiras do Sul hoje há cerca de 80 autistas, entre alunos da rede municipal e APAE, com laudo. Estudos dos Estados unidos, por exemplo, apontam que uma a cada 36 crianças tem Autismo. “Com dados que nós trabalhamos e estudos que se desenvolvem em todo o mundo, nós acreditamos que em Laranjeiras do Sul exista de 300 a 400 pessoas com o espectro”, reforma Marcelo.

APRESENTAÇÃO NA CÂMARA

Para o presidente da câmara, Carlos Alberto Machado (Magrão), a apresentação da fundação foi muito importante, tendo em vista que muitas pessoas ainda não sabem o que é o Autismo. “Há alguns anos nós notávamos uma pessoa com algumas diferenças de comportamento e apenas apontamos que era alguém mais inquieto. Hoje sabemos que essa mudança de comportamento é Autismo. E temos que cada vez mais lutar para que existam políticas públicas que dêem apoio a essas pessoas e também suas famílias”, destacou.

Em Laranjeiras do Sul existe uma Lei 021/2017 que instituiu Políticas Públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo. E é através dessa lei que a Fundação Colibri apresentou uma proposta de criar uma clínica especializada para atendimento de autistas. Os vereadores se puseram a disposição para ajudar no que for necessário para a criação e aprovação desse projeto.

18/04/2023