Presidente da câmara recebe chefe do cartório Eleitoral para debater o retorno do projeto "Parlamento Jovem"

Na manhã desta quarta-feira (12) o presidente da câmara Carlos Alberto Machado, junto do vereador Ivaldonir Panatto e do consultor legislativo, Gilmar Zocche, receberam o chefe do cartório eleitoral de Laranjeiras do Sul, Francisco Sobieray. Na oportunidade, foi debatida a retomada o projeto da Justiça Eleitoral em conjunto do Observatório Social “Parlamento Jovem”, que conta sempre com o apoio da câmara.

O projeto tem por objetivo incluir os jovens no processo eleitoral e fazer com que eles tenham maior conhecimento sobre a democracia e também como funciona a organização de uma eleição.  Ainda está em fase inicial e deve se desenvolver durante todo o ano de 2023. A câmara de vereadores do município já se colocou a disposição para auxiliar no desenvolvimento do projeto, como já fez em anos anteriores.

A última edição do programa foi realizada de forma online, por causa da pandemia. Dessa vez, o programa será retomado presencialmente e a proposta da Justiça Eleitoral é que todos os colégios do município elejam um representante. Serão 13 vereadores mirins.

O PROJETO

O programa funciona de forma muito parecida com uma eleição normal. Conta com registro de candidaturas, eleição, diplomação e também a posse, inclusive com a participação de Juiz Eleitoral.

O projeto, por meio de uma eleição em urnas eletrônicas, utilizando todos os procedimentos análogos aos de uma eleição autêntica, elege os vereadores mirins. Durante o período do mandato do vereador mirim, os alunos receberão subsídio formativo, em uma ação em parceria com a Câmara, para exercer o seu mandato. Entre os aprendizados, figuram as competências de um vereador, o funcionamento das comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei.

O próximo passo em Laranjeiras do Sul é tratar o desenvolvimento das ações com o Núcleo Regional de Educação para que as escolas possam se organizar para as eleições.

Neste ano, a Justiça Eleitoral quer também expandir o projeto para outros municípios da Comarca de Laranjeiras do Sul. Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu já confirmaram suas participações.

12/04/2023