Audiência Pública debaterá o Paraná Trifásico em Laranjeiras do Sul

A Comissão de Minas, Energia e Água, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realiza na próxima quinta-feira (13), em Laranjeiras do Sul, uma audiência Pública que tratará sobre o Paraná Trifásico e a importância da melhoria nas condições de fornecimento de energia elétrica no campo. O evento será realizado no Cine Teatro Iguassu das 9 às 12 horas e toda a comunidade é convidada a participar.

O objetivo do encontro é reunir autoridades da região e representantes do setor produtivo para definir as áreas prioritárias que deverão ser atendidas com as redes trifaseadas, da Copel. A instalação da rede é uma solução para evitar as constantes quedas de energia na área rural, sobretudo em comunidades com agroindústrias estabelecidas e com exploração da cadeia do frango e do leite.

A câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul é parceira na realização da audiência, tendo em vista que o município, e também a região da Cantu, é um dos menos atendidos pela Copel com o Paraná Trifásico.

“O programa é do Governo Estadual e pretende levar as linhas mais potentes de energia, com maior capacidade de carga e menor oscilação. E nós queremos trazer mais duas linhas dessas para Laranjeiras do Sul, para que nossos produtores não tenham mais prejuízos em sua produção por causa da queda de energia. Por isso, é importante fazermos um grande movimento e todos participarmos dessa audiência”, destaca o vereador Celso Azevedo, que também é um dos organizadores da audiência.

O encontro pretende reunir representantes dos setores que são afetados pelas constantes quedas de energia. Ouvir esses setores é de grande importância para também unir forças entre poder público municipal, comunidade e Assembleia Legislativa do Estado, podendo todos trabalhar por um único objetivo.

“Essa é a primeira audiência pública realizada esse ano fora da Assembleia Legislativa do Paraná. Temos que valorizar a oportunidade que estamos tendo de poder lutar por melhorias pra nossa cidade sem ter que sair de Laranjeiras. E eu convido a todos que participem”, completa Celso.

Além de autoridades municipais, autoridades da região também devem participar do encontro. Ainda, uma audiência também deverá ser realizada na região sudoeste do estado, com o mesmo objetivo.

O encontro será realizado no Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul, das 9 às 12 horas.

11/04/2023