Vereadores aprovam doação de terreno para a Agro Laranjeiras

A Câmara de Laranjeiras do Sul garantiu que o Poder Executivo Municipal possa realizar a doação de terreno localizado na comunidade de Nova Colônia, em uma área de 142 hectares, para a empresa Agro Laranjeiras. O texto, enviado pela prefeitura, visa gerar emprego e renda, além de promover apoio ao desenvolvimento da agroindústria e da proteína animal dentro da cadeia produtiva de suínos para a região. O Projeto de Lei n° 036/2022 foi debatido na segunda-feira, 19, em segundo turno e recebeu a aprovação de todos os vereadores.

O projeto - A Agro Laranjeiras pretende produzir leitões desmamados, criados até os 28 dias de vida, para atender frigoríficos do Paraná e Santa Catarina, além de alavancar a integração entre agroindústrias e os produtores rurais, com a necessidade da instalação de dezenas de chiqueiros para a terminação dos animais. Depois, os animais serão levados para empresas parceiras, que cuidarão da engorda para o abate em frigoríficos. A estimativa é produzir 20 mil leitões desmamados por semana. Isto representa 80 mil leitões/mês, podendo chegar a 1 milhão de leitões/ano.

Trâmite - Um dos primeiros passos para a implantação do projeto foi o repasse de investimento pelodo Governo do Estado do Paraná para aquisição do terreno. O investimento foi R$ 29,76 milhões, com contrapartida do Município na casa de R$ 1,56 milhões. O valor total de recursos públicos foi fixado em R$ 31,3 milhões. Na sequência, houve a aprovação da Câmara Municipal para a compra da área; a assinatura definitiva de posse pelo Poder Executivo Municipal e, agora, uma nova aprovação para que a prefeitura repasse o terreno aquirido à empresa. A estimativa é que o empreendimento gere mil empregos diretos e indiretos, incluindo trabalhos de transporte de animais, de ração, assistência técnica, abate nas indústrias e fábricas de ração.

Instalações – A área total representa 3.386.388,51 m², enquanto o espaço para implantação do projeto será 920.289,55 m². No local serão construídos um núcleo de creche e recria (UCR), dois núcleos de Unidade de Produção de Leitões (UPD), uma unidade de armazenagem de grãos, fábrica de rações, tratamento de dejetos, unidade produtora de energia Fotovoltaica e Biogás. Ainda, haverá áreas auxiliares, entre os quais, pórtico, guarita, ponto de ônibus, bloco administrativo e de lavanderia, cozinha e refeitório, guarita balança, garagem com almoxarifado e mecânica, balança, rodoluvio, vila residencial com 74 unidades e portarias de Unidades de Produção de Leitões.

Sobre o início das obras, um dos sócios do empreedimento, o empresário João Marcel Almeida, explanou em sessão na Câmara Municipal que devem começar em 2023. “Após a terraplanagem, prevista para o primeiro trimestre, iniciará a obra civil, possivelmente no segundo semestre. Hoje estamos tratando do projeto elétrico para que isso seja possível. Há várias etapas, tendo em vista a área total. A conclusão total está prevista para 2026, mas com o início das obras iniciam também as contratações, gerando receita a partir do ano que vem”, elucidou.

21/12/2022