Executivos apresentam projeto de implantação da Agro Laranjeiras aos vereadores

Os executivos da Agro Laranjeiras, vultoso projeto que será implantado em Laranjeiras do Sul, marcaram presença na sessão ordinária 038/2022 da Câmara Municipal. Um vídeo sobre a infraestrutura e o fluxograma foram exibidos aos vereadores e público que acompanhava a reunião. As explanações realizadas por João Marcel Fausto, Diego Ferraz, Ricardo Paetzold e Maciel Batistel, deram o tom de transparência que o negócio – previsto para ser a maior maternidade de suínos do Brasil – exige.

Conforme o empresário João Marcel, a apresentação trouxe uma visão sobre os avanços já empreendidos para a instalação do projeto. “Começou em setembro de 2020. Relembramos os avanços até aqui e o que está acontecendo atualmente, que são as sondagens – há várias delas - e conclusão do projeto de terraplanagem. O início das obras será na sequência, tão logo haja o processo na gestão municipal e licença ambiental. Estamos muito seguros que será conforme o planejado. O detalhe é que leva tempo, pois trata-se de um empreendimento de grande expressão”, explicou Fausto.

Sobre previsão para o início das obras, o empresário explanou que devem começar em 2023. “Após a terraplanagem, prevista para o primeiro trimestre, iniciará a obra civil, possivelmente no segundo semestre. Hoje estamos tratando do projeto elétrico para que isso seja possível. Há várias etapas, tendo em vista a área total. A conclusão total está prevista para 2026, mas com o início das obras iniciam também as contratações, gerando receita a partir do ano que vem”, elucidou João Marcel.

Instalações – A área, localizada na comunidade Nova Colônia, tem 142 alqueires. O espaço para implantação do projeto será 920.289,55 m². No local serão construídos um núcleo de creche e recria (UCR), dois núcleos de Unidade de Produção de Leitões (UPD), uma unidade de armazenagem de grãos, fábrica de rações, tratamento de dejetos, unidade produtora de energia Fotovoltaica e Biogás. Ainda, haverá áreas auxiliares, entre os quais, pórtico, guarita, ponto de ônibus, bloco administrativo e de lavanderia, cozinha e refeitório, guarita balança, garagem com almoxarifado e mecânica, balança, rodoluvio, vila residencial com 74 unidades e portarias de Unidades de Produção de Leitões.

O projeto - A Agro Laranjeiras visa a produção de leitões desmamados, criados até os 28 dias de vida, para atender frigoríficos do Paraná e Santa Catarina, além de alavancar a integração entre agroindústrias e os produtores rurais, com a necessidade da instalação de dezenas de chiqueiros para a terminação dos animais. Depois, os animais serão levados para empresas parceiras, que cuidarão da engorda para o abate em frigoríficos. A estimativa é produzir 20 mil leitões desmamados por semana. Isto representa 80 mil leitões/mês, podendo chegar a 1 milhão de leitões/ano.

Investimento - O investimento do Governo do Estado do Paraná para aquisição do terreno foi R$ 29,76 milhões, com contrapartida do Município na casa de R$ 1,56 milhão. O valor total de recursos públicos foi fixado em R$ 31,3 milhões, visando fomentar a geração de emprego e o desenvolvimento regional. A estimativa é que o empreendimento gere mil empregos diretos e indiretos, incluindo trabalhos de transporte de animais, de ração, assistência técnica, abate nas indústrias e fábricas de ração.

Trâmite - O prefeito Berto Silva já assinou a escritura de compra da área. O documento referente ao terreno também foi protocolado para registro em Cartório, oportunidade onde ocorreu também o desbloqueio do pagamento de R$ 31,3 milhões. Após o município tomar posse do documento, a prefeitura enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal de Vereadores, autorizando a sessão de uso para a empresa.

29/11/2022