Banda Municipal recebe Moção de Aplausos da Câmara de Laranjeiras do Sul

Constituída por meio da Lei Municipal 07/1968, a Banda Municipal de Laranjeiras do Sul vivenciou na última segunda-feira, 24 de outubro de 2022, uma noite histórica na Câmara de Vereadores. O Maestro João Matias e os jovens músicos integrantes da corporação musical receberam uma Moção de Aplausos e Reconhecimento do Poder Público, em consideração ao 2º lugar conquistado na categoria Bandas de Concerto, durante o III Campeonato de Bandas e Fanfarras, realizado em Apucarana. A homenagem foi apresentada pelos vereadores Rodrigo Scheis e Ademilson Moraes-Bico, com aprovação unânime dos demais parlamentares.

Conforme o maestro João Matias, que chegou há 17 anos em Laranjeiras do Sul com a missão de trabalhar com a arte e a cultura, esta foi a primeira homenagem formal recebida desde a criação da banda. “Levamos o nome de Laranjeiras do topo, em meio a tantos municípios. Por isto é um momento de alegria para mim como profissional, que venho receber a Moção, mas especialmente aos alunos. Trago a mágica na batuta, mas quem produz são eles, que jamais esquecerão este momento”, agradeceu o maestro, destacando que além das memórias, a disciplina e a dedicação são consequência da prática musical. “Quem trabalha com jovem e criança sabe como faz diferença. Uma palavra e um incentivo são para sempre”, concluiu.

História – A Banda Municipal de Laranjeiras do Sul é mantida pela Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura e conta com 63 jovens. Desde sua fundação, sancionada pelo então prefeito Alcindo Natel de Camargo, a regência da banda passou pela condução dos maestros Joaquim Santana da Silva, Seginando de Moura e o professor Prudêncio. João Matias, formado em regência e harmonia, assumiu os trabalhos em 2006 a convite do prefeito Berto Silva.

Conforme o maestro, a prefeitura oferece os instrumentos, uniformes, material didático e, quando há eventos, apresentações e competições em outra cidade, os músicos recebem a alimentação e transporte. Durante as aulas, as crianças e jovens se dividem entre os naipes de percussão, metais e madeira. Entre os instrumentos que a compõem estão a bateria, baixo, saxofones, clarinetes, flautas, trompetes e trombones. Os ensaios acontecem no Cine Teatro Iguassu. Os interessados devem fazer suas matrículas no local dos ensaios.

Premiados - Confira abaixo o nome dos laranjeirenses premiados no evento realizado pela Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras (LPBF):

• Cristian Schach Fey – Flauta
  • Katiane Ramos Dos Santos – Flauta