Dia Municipal de Colecionadores, Atiradores e Caçadores é aprovado no Legislativo

Laranjeiras do Sul poderá reconhecer o 21 de outubro como o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs). Esse é o objetivo de Projeto de Lei 013/2022 protocolado pelo vereador Celso Azevedo, aprovado em 2ª discussão e última discussão na sessão ordinária de segunda-feira, 26. A matéria ainda precisa ser sancionada pelo Prefeito Municipal.

Conforme a justificativa, o texto apresentado não trata sobre o porte de arma, pois tal proposta é competência da União. A ideia é valorizar e apoiar as atividades da categoria, além de divulgar informações sobre a legislação aplicável. “Apenas cria o Dia Municipal e reconhece a atividade. É importante ainda mencionar que a prática está interligada à saúde pública, tendo em vista que existe um grande número de CACS no município”, disse o vereador Celso em plenário.

A proposta também destaca que, atualmente, colecionadores, atiradores e caçadores fazem jus aos meios de autodefesa e nos deslocamentos entre os locais de guarda autorizado e de treinamento, instrução, competição, manutenção e exposição. Ainda conforme o vereador, a área apresenta crescimento no município, movimentando a economia local. “Trata-se de um grupo bem organizado, que gera cerca de 50 empregos diretos”, concluiu, ressaltando que a apresentação da matéria atende pedidos da categoria.

O projeto na íntegra você confere AQUI.

28/09/2022