Diácono Anselmo Freski recebe Moção de Aplausos da Câmara de Laranjeiras do Sul

Em noite de muita emoção e homenagens, na última segunda-feira, 05 de setembro, a Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul entregou Moção de Aplausos e Reconhecimento ao Diácono Anselmo Freski. A honraria, de autoria do vereador Ademilson Moraes - Bico, foi aprovada por todos os parlamentares devido à Ordenação do religioso, que aconteceu no dia 27 de agosto de 2022, e para homenagear os relevantes serviços prestados pelo Diácono à comunidade na área espiritual.

O autor da proposição, vereador Ademilson, destacou a justa homenagem. “O dia 27 de agosto foi um dia muito especial. Para nós da Igreja Católica, um momento histórico. Neste dia um jovem, natural do Pinhão, escolheu Laranjeiras do Sul para ser ordenado e seguir sua missão, que é a vocação sacerdotal. Ficamos feliz pelo carinho e pelo trabalho realizado juntamente com os Padres Sebastião, Paulo e Romano. Por isto este nosso reconhecimento enquanto Poder Público”, pontuou o vereador.

O Diácono Anselmo afirmou que receber a Moção de Aplausos é uma satisfação. “Sou grato a Deus primeiramente pelo dom da vida e também por este chamado, esta missão que exerço em Laranjeiras do Sul na Paróquia Sant’Ana. Para mim receber esta Moção de Aplausos pelo Poder Legislativo, vereador Ademilson e demais vereadores, em nome de toda Santa Igreja, é uma honra. É uma satisfação estar servindo e fazer parte deste momento. E, assim, me coloco à disposição como amigo e diretor espiritual, conforme a vocação que fui chamado”, agradeceu.

Ordenação - De acordo com o Diácono, conforme o Direito Canônico e o Sacramento da Ordem, há três graus de ordenação. O primeiro é o diaconato, o qual recebeu recentemente. O segundo grau é o presbiterado, ser padre. Por fim, o terceiro é referente ao episcopado, tornar-se bispo. “Neste primeiro grau exerço o diaconato em Laranjeiras do Sul, nesta paróquia, e após 6 meses marcarei minha ordenação sacerdotal, que será na minha terra de origem, Pinhão. Depois o Bispo fará outra provisão de onde ficarei, se continuarei aqui ou irei para outra missão, conforme as necessidades da Diocese e da nossa Igreja”, explicou.

Moção - A Moção de Aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja profissionalmente ou voluntariamente, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social, religioso e cultural da cidade.

Presenças – Além de todos os parlamentares, estiveram presentes na sessão que marcou a entrega de uma Moção de Aplausos e Reconhecimento ao Diácono Anselmo Freski, os grupos religiosos Pastoral Familiar, Grupo Lareira e Jornada Jovem. Também participaram do ato os profissionais da educação municipal.

Você pode conferir o vídeo da sessão na íntegra AQUI.

No áudio abaixo você escuta a declaração do Diácono Anselmo Freski:

06/09/2022