Associação do Santo Antônio de Pádua recebe Título de Utilidade Pública

Em Laranjeiras do Sul, mais uma associação sem fins lucrativos poderá ser considerada uma Utilidade Pública em âmbito Municipal. Na segunda-feira, 27, durante a 20ª sessão ordinária da Câmara de Laranjeiras do Sul e 3ª sessão extraordinária, os vereadores aprovaram por unanimidade um Projeto de Lei reconhecendo com o título a Associação do Santo Antônio de Pádua. A matéria é de autoria dos vereadores Ney Becker, presidente Carlos Alberto Machado – Magrão, Tarso Campigotto, Darci Massuqueto, Ivaldonir Panatto, Celso Azevedo, Valmir Trindade-Sete e Valeide Scarpari.

Santo Antônio de Pádua - De acordo com o Diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Júnior Nogueira, após discussão em assembleia pelos próprios moradores do bairro, a Associação encaminhou proposta ao Poder Executivo sugerindo uma sede para a entidade, a instituição de uma horta comunitária para auxiliar as famílias que mais necessitam e uma panificadora. Com a aprovação do Projeto de Lei, explicou Nogueira, a administração municipal terá maior facilidade pode estudar e implantar os pedidos conforme haja a possibilidade.

Utilidade Pública: para que serve? - Conforme explicou o Líder do Governo na Câmara e um dos autores da proposta, Ney Becker, a Utilidade Pública funciona como um certificado sobre a relevância da entidade para o município, permitindo a colaboração da Prefeitura por meio de incentivos previstos em leis específicas. No caso de Laranjeiras do Sul, abre a possibilidade de apoio financeiro principalmente pelo Programa Dinheiro na Comunidade. “É o primeiro passo para que as associações sejam fortalecidas com recursos públicos, e esses benefícios sem dúvida alcançarão a entidade do Santo Antônio de Pádua”, explicou Becker.

A Utilidade Pública, portanto, é o reconhecimento previsto à entidades que prestem relevante serviços sociais, representando benefício para sociedades civis, associações e fundações sem fins lucrativos. A partir deste título, a instituição pode reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições, pagamento de taxas cobradas, imunidade fiscal e outros incentivos. O texto agora segue para análise do prefeito Berto Silva, que tem o prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento do texto, para o sancionar.

Ney Becker defendeu a proposta e pediu o voto favorável do plenário