Vereadores vistoriam Unidades de Saúde
Sete, Valdivino de Oliveira e prof. Anderson averiguaram denúncias da comunidade e reuniram-se com Scarpari
12 de MAIO de 2017 às 11:35

Após receber denúncias da comunidade sobre a falta de médicos, remédios e equipamentos de saúde, os vereadores Anderson de Oliveira, Valmir Sete e Valdivino de Oliveira foram prontamente averiguar as unidades básicas de Laranjeiras do Sul, entre elas as UBS do Presidente Vargas, Cristo Rei, Palmeiras, Monte Castelo e a Unidade de Saúde da Família do São Francisco. Durante a fiscalização os legisladores conversaram com médicos, farmacêuticos, dentistas e enfermeiros.

Em comum, averiguou-se um baixo número ou falta de luvas tamanho p, gaze e alguns medicamentos como omeprazol, monifilina e complexo b gotas e comprimido. Na odontologia três das quatro autoclaves - equipamentos de esterelização - encontram-se no conserto.

RESPOSTA

Após o levantamento os vereadores encaminharam-se até a Secretaria de Saúde, acompanhados também da vereadora Eva Marcanssoni. De acordo com os responsáveis pela compra de remédios, a falta de medicamentos como complexo b e monifilina se deu por problemas na licitação, uma vez que são 77 medicamentos na lista de compras e cada um, obrigatoriamente, deve passar por três orçamentos.

"Além disso leva-se tempo até criar uma Comissão de Licitação. Algumas empresas não trabalham em janeiro. Outro agravante é que essa empresa, após ser selecionada, tem legalmente até 90 dias para entregar esses medicamentos, então a transição de mandato e a falta de iniciar uma licitação na gestão anterior acarretou nesses problemas pontuais, que estão sendo resolvidos", afirmou a Secretaria de Saúde, lembrando que parte dos medicamentos corresponde ainda ao Consórcio Paraná Saúde, ou seja, o município depende da entrega por parte do Governo do Estado.

Outro detalhe é que medicamentos comprados diretamente pela Prefeitura, mas que tiveram problemas na entrega - como é o caso da monifilina - já foi notificada.

Dadas as constatações, os vereadores reuniram-se com o vice-prefeito e Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, que afirmou estar ciente da situação. Em relação às autoclaves, Scarpari anunciou que as mesmas estarão disponíveis em breve e mais três foram adquiridas. Em relação aos materiais básicos como luvas e gaze, o secretário aguarda uma nova licitação, que acontece neste mês de maio, para repor totalmente o estoque.

Por fim Scapari comentou a falta de médicos. "Abrimos edital para contratação de dois novos profissionais, mas ninguém apareceu. Porto Barreiro paga R$ 19 mil, Nova Laranjeiras R$ 17 mil. O contrato proposto na gestão anterior para nosso município é de R$ 13 mil", descreveu o secretário, que parabenizou a atuação dos vereadores. "Não é comum receber a visita de vereadores. É importante para o bom andamento dos trabalhos", disse.

VEREADORES

De acordo com os vereadores, vistorias in loco serão comuns na atual administração do legislativo. "Além de criar leis, um dos objetivos da Câmara é fiscalizar. Estamos fiscalizando. Seja na saúde, educação, nas estradas e obras em geral, o cidadão de Laranjeiras pode se acostumar com a presença dos vereadores na comunidade", afirmaram os mesmos.

Confira o registro da visita nas fotos abaixo: