Vereadores participam de lançamento do Projeto Crotalária
Planta que atrai libélulas é arma no combate ao Aedes Aegypti
13 de DEZEMBRO de 2017 às 10:51

O Lions Clube em parceria com a Secretaria de Saúde estão em busca de novas providências para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso nesta quarta-feira (13), no Centro da Juventude, aconteceu o lançamento do Projeto Crotalária, iniciativa que consiste em realizar o plantio de crotalária, uma pequena planta de flores amarelas, em pontos estratégicos do município. Os vereadores Valmir Sete, Eva Rochi e Ivaldonir Panatto prestigiaram o ato.

De acordo com o Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, a planta será aliada no combate ao mosquito da dengue. "Este iniciativa será somada aos serviços já realizados no município pelos Agentes de Endemias. Outras cidades que utilizam a crotalária tiveram grande índice de sucesso, por isso, em parceria com o Lions, resolvemos abraçar este projeto", frisou Scarpari.

Conforme explicou a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura, Marli Terezinha Dalmolin, a crotalária é uma planta leguminosa que atrai a libélula, inseto que se alimenta do Aedes Aegypti. "A crotalária possibilita o controle biológico do mosquito, pois a libélula põe os ovos nos mesmos locais em que Aedes, ou seja, em água parada e limpa. Quando as larvas da libélula eclodem, elas comem a larvas do mosquito da dengue", elucidou.

O vereador Valmir Sete, que também é agente de endemias, lembrou as ações da Secretaria de Saúde no combate ao mosquito da dengue. Sete acredita que a iniciativa irá somar no combate ao Aedes Aegypti. "São diversos projetos como o Agente Mirim e os Dia D, com mutirões de limpeza e conscietização. O plantio da crotalária certamente irá colaborar na diminuição dos focos da dengue", afirmou Sete.

Ao todo mais de 15kg de semestes serão plantadas no município, ou seja, cerca de 2 mil mudas da planta crotalária juncea e crotalária breviflora. As ações serão distribuídas entre os Agentes de Saúde e Endemias, além de trabalhos realizados com as crianças das escolas municipais.


470 Visitas

 INÍCIO
 ORGANOGRAMA
 INSTITUCIONAL
 NOTÍCIAS
 GALERIA DE FOTOS
 SESSÕES
 ATOS OFICIAIS
 LEIS ORÇAMENTÁRIAS
 LEGISLAÇÃO
 AUDIENCIAS PÚBLICAS
 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS  CONTATO
 ATENDIMENTO
 OUVIDORIA
 VEREADORES MIRINS
 LINKS




Institucional Atos Oficiais Comunicação Transparência Legislação
 
   
   

  Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul
Rua 7 de Setembro, Praça Rui Barbosa Nº 01 - CEP: 85301-070, Laranjeiras do Sul – Paraná.
Telefone/Fax: (042) 3635-4073 / 3635-5653 / 3635-4308 / 3635-6861
CNPJ: 78.119.336/0001-65