Secretário de Saúde recebe projeto Cuidadores do bairro, criado pelo Vereador Valmir Trindade
Iniciativa visa envolver a comunidade na redução de focos do Aedes Aegypti
13 de DEZEMBRO de 2017 às 21:28

Com a finalidade de reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, o vereador Valmir Trindade-Sete idealizou o projeto Cuidadores do Bairro. O documento foi entregue em mãos ao Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, na última quarta-feira (13), durante cerimônia de lançamento do projeto Crotalária.

A lógica do Cuidadores do Bairro é simples. A localidade que obtiver os menores focos do mosquito ao longo do ano deve receber um prêmio da administração municipal, sendo que este será definido conforme solicitação dos próprios moradores. O Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, recebeu a iniciativa de forma positiva. “O projeto agrega as diversas iniciativas de prevenção já existentes, mas voltado para ações da própria comunidade”, descreveu Scarpari.

De acordo com Sete, o combate sistemático contra a dengue necessita da participação coletiva. “São quatorze agentes de endemias para um universo de mais de 30 mil habitantes. Com a ajuda da população a prevenção se intensifica. A finalidade é mobilizar associações, grupos de igreja, clube de mães e cada família de Laranjeiras do Sul, para garantirmos uma cidade mais limpa”, descreveu Sete.

Também participaram da confecção do projeto a enfermeira responsável pelas ações contra a dengue no município, Patrícia Massuqueto e o Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luiz Aquiles. Vale ressaltar que o prefeito Berto Silva também tem grande participação neste projeto. O Cuidadores do Bairro deve ter início no primeiro semestre de 2018.