Projeto que cria agendamento de consultas e exames por telefone avança na Câmara
Lei de autoria da vereadora Clarice Viola visa melhorar o atendimento a idosos, portadores de deficiência e autistas
11 de AGOSTO de 2017 às 14:01

No objetivo de melhorar o atendimento com prioridade de idosos, autistas e portadores de deficiência, dando maior efetividade aos preceitos estabelecidos em legislação federal, a vereadora Clarice Viola e demais vereadores apresentaram na Câmara de Laranjeiras o projeto de lei 016/2017. A lei cria o Sistema SAC/SUS, possibilitando o agendamento de consultas e exames em todas as Unidades Básicas de Saúde do município por telefone, sem a necessidade do deslocamento.

De acordo com a Clarice Viola, o atendimento preferencial reduz a vulnerabilidade, melhora a qualidade de vida, combate o descaso da sociedade e propicia maior tranquilidade e segurança aos pacientes. “Nos consultórios particulares as consultas são agendadas. Queremos o mesmo para o sistema público. Por se tratar de uma parcela mais vulnerável da sociedade essas pessoas necessitam de meios que facilitem o exercício do seu direito do acesso à saúde”, afirmou a vereadora.

Na próxima segunda-feira (14), darão entrada na Câmara os pareceres das Comissões Permanentes sobre o projeto, na sequência, o mesmo segue para 1ª votação. De início o PL 016/17 pretendia estender seus atendimentos com prioridade a idosos e portadores de deficiência. Após solicitação do vereador Júnior Gurtat, Clarice Viola também incluiu pessoas autistas. O vereador Carlos Magrão lembrou os idosos e pessoas com deficiência residentes na área rural do município, solicitando prioridade ao mesmos. Tais pedidos foram acolhidos no projeto.