Comuttram e Detran/PR debatem sobre municipalização do trânsito
Reunião aconteceu por meio de videoconferência com Curitiba e Palotina
15 de SETEMBRO de 2017 às 14:36

Nesta semana os vereadores Júnior Gurtat, Ney Becker e Alex Schroeder participaram de uma videoconferência com agentes do Detran/PR de Curitiba. O debate ocorreu durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Trânsito (Comuttran) e levantou a viabilidade da municipalização de trânsito nos municípios do Paraná. Palotina também acompanhou a transmissão.

De acordo com o presidente do Ciretran em Laranjeiras e membro do Comuttran, Marcelo Passarin, embora seja uma obrigação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) há mais de 13 anos, pouco mais de 8,5% das cidades paranaenses viabilizaram a municipalização no trânsito, um equivalente a 34 municípios. "A resistência em integrar o SNT decorre principalmente da falta de recursos para gerir o setor", alertou Marcelo, explicando que o trânsito de Laranjeiras do Sul conta com mais de 17 mil veículos.

Conforme explicou o vereador Júnior Gurtat, membro do Comuttran, iniciar a gestão é um caminho natural para todas as cidades. "A municipalização é uma necessidade. O Estado não comporta todas as demandas do município. Com uma legislação descentralizada, cada município irá criar um órgão responsável e este fará a operação, planejamento e fiscalização do trânsito local", descreveu Júnior, explicando que o maior impacto da municipalização diz respeito a instalação de radares eletrônicos e a implantação de um estacionamento rotativo no município. O vereador, juntamente com Ney Becker, são os representantes do Legislativo no Conselho.

A videoconferência foi a primeira ação para que este projeto seja adequado em Laranjeiras. Em seguida, após maiores estudos, Executivo e Legislativo devem estar alinhados quanto a viabilidade do mesmo.


157 Visitas

 INÍCIO
 ORGANOGRAMA
 INSTITUCIONAL
 NOTÍCIAS
 GALERIA DE FOTOS
 SESSÕES
 ATOS OFICIAIS
 LEIS ORÇAMENTÁRIAS
 LEGISLAÇÃO
 AUDIENCIAS PÚBLICAS
 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS  CONTATO
 ATENDIMENTO
 OUVIDORIA
 VEREADORES MIRINS
 LINKS




Institucional Atos Oficiais Comunicação Transparência Legislação
 
   
   

  Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul
Rua 7 de Setembro, Praça Rui Barbosa Nº 01 - CEP: 85301-070, Laranjeiras do Sul – Paraná.
Telefone/Fax: (042) 3635-4073 / 3635-5653 / 3635-4308 / 3635-6861
CNPJ: 78.119.336/0001-65