Comuttram e Detran/PR debatem sobre municipalização do trânsito
Reunião aconteceu por meio de videoconferência com Curitiba e Palotina
15 de SETEMBRO de 2017 às 14:36

Nesta semana os vereadores Júnior Gurtat, Ney Becker e Alex Schroeder participaram de uma videoconferência com agentes do Detran/PR de Curitiba. O debate ocorreu durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Trânsito (Comuttran) e levantou a viabilidade da municipalização de trânsito nos municípios do Paraná. Palotina também acompanhou a transmissão.

De acordo com o presidente do Ciretran em Laranjeiras e membro do Comuttran, Marcelo Passarin, embora seja uma obrigação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) há mais de 13 anos, pouco mais de 8,5% das cidades paranaenses viabilizaram a municipalização no trânsito, um equivalente a 34 municípios. "A resistência em integrar o SNT decorre principalmente da falta de recursos para gerir o setor", alertou Marcelo, explicando que o trânsito de Laranjeiras do Sul conta com mais de 17 mil veículos.

Conforme explicou o vereador Júnior Gurtat, membro do Comuttran, iniciar a gestão é um caminho natural para todas as cidades. "A municipalização é uma necessidade. O Estado não comporta todas as demandas do município. Com uma legislação descentralizada, cada município irá criar um órgão responsável e este fará a operação, planejamento e fiscalização do trânsito local", descreveu Júnior, explicando que o maior impacto da municipalização diz respeito a instalação de radares eletrônicos e a implantação de um estacionamento rotativo no município. O vereador, juntamente com Ney Becker, são os representantes do Legislativo no Conselho.

A videoconferência foi a primeira ação para que este projeto seja adequado em Laranjeiras. Em seguida, após maiores estudos, Executivo e Legislativo devem estar alinhados quanto a viabilidade do mesmo.